Pesquisa personalizada

terça-feira, 5 de maio de 2009

ÉTICA NA INTERNET

Será que é possível ter e manter ética na internet em relação aos blogs?
Como já comentei aqui , os blogs não tem o dever em informar ao leitor somente , mesmo por que existem os blogs pessoais e que não pertecem aos jornalistas , como é o meu caso. Só tenho certeza de uma coisa , os blogs não devem desinformar . Emitir opinião é uma coisa , afirmar é outra , ou acusar outrem sem as devidas provas da mesma.
Hoje, Nelson Vasconcelos , em sua coluna em O GLOBO ,Conexão Global, relata que transcreveu em seu blog um parágrafo de um texto do blog do José Saramago (Prêmio Nobel de literatura em 1998 ) sobre a gripe suína.
Como o jornalista Nelson Vasconcelos citou a fonte , como é de se esperar , um leitor o advertiu dizendo que o texto transcrito não era do José Saramago e sim do site Carta Maior , citada por sua vez no blog do Dauto Veras que cita o inglês Guardian e por aí vai...
O mesmo acontece em teses de mestrado e doutorado onde muitas vezes se parte para uma pesquisa à partir de outras relatadas na literatura científica .
Ou seja , "pior que copiar é escrever errado e sem sustentação" ,pois as cópias se tornarão verdadeiras imbecilidades.
Obs: Depois que o nosso querido e talentoso escritor luso , José Saramago , ganhou o "Nobel" de literatura ,a imprensa o consulta em tudo , desde desmatamento na Amazônia , passando pela violência em grandes centros urbanos e até guerras e conflitos mundo afora. Quem pergunta quer ouvir a resposta, certo? E o nosso José Saramago não se furta disso.

4 comentários:

BLOGZOOM disse...

Herval, primeiramente: vc é de Campos? Porque vi uma enquete anterior, não respondi, ando por fora da vida daquela cidade.

Quanto a esta sua matéria, outro dia estava trocando figurinhas com uma amiga do dihITT devido as confusões de textos apresentados em site, blogs, etc. Autorias trocadas. Creio que hoje em dia é fácil ocorrer, mas não tão devido. Eu procuro pesquisar antes se o que venho apresentar não me pertence.
Achei válido o que expos: Emitir opinião é uma coisa , afirmar é outra , ou acusar outrem sem as devidas provas da mesma.
Eu tenho opinião, mas jamais vou contra, prefiro respeitar o "espaço" da pessoa. Creio que só teria atitude diferente dessa vendo uma situação contra a cidadania, mesmo assim, procuraria a melhor solução, como denunciar.

Bejios

Unknown disse...

Sim,Syssim. Sou de Campos
Correto,se disser algo que não lhe pertence, pelo menos diga a fonte,não é isso? Outro,poetisa...

Unknown disse...

Ops! Errei duas vezes.É Sissym e vc é jornalista,kkkk! bjs

Unknown disse...

Errei de novo, é poetisa sim.Me lembrei,tô maluco!

Entre em contato com o blog


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Desde 01/01/2009

Arquivo do blog