Pesquisa personalizada

domingo, 12 de julho de 2009

COZIDO DO JUNIOR

O COZIDO é uma receita portuguesa , com certeza , que eu aprendi com minha família , uma receita que nós preparamos sempre no aniversário de minha mãe , mãe essa que comemorou 81 anos nesse dia 9. O COZIDO é um prato muito trabalhoso , mas , rende muito . Essa receita que apresento à você tem um rendimento para 30 pessoas e você pode adaptar para quantas pessoas quiser , ok?
INGREDIENTES ( Carnes)

- 1,5 Kg à 1,7 kg de carne seca de primeira e magra

- 1,5 Kg à 1,7 Kg de carne para assar (capa de filé , peito , abinha ) magra e limpa

- 1,0 Kg de paio de boa qualidade

- 1,0 kg de linguiça portuguesa ou calabresa de boa qualidade

- 1,5 de lombo salgado magro

INGREDIENTES ( Legumes )

- 1 repolho pequeno

- 3 cenouras grandes

- 2 maços de couve

- 10 batatas grandes

- 2 batatas doces grandes

- 2 cebolas pequenas

- 1,2 Kg de aipim

- 1 pedaço grande de abóbora

- 18 bananas da terra

- 6 ovos cozidos (opcional)

- 3 chuchus

TEMPEROS

- 2 maços de cheiro verde

- 6 cebolas

- 30 dentes de alho

- pimenta-do-reino à gosto

- 1 caixa de 520g de polpa de tomate de boa qualidade

- Farinha de mandioca para o pirão

- 2 pimentões

- sal à gosto ( cuidado com o sal )

- azeite para refogar

MATERIAL

- Nesse caso você vai precisar de duas panelas de pressão de 7 litros e uma panela do tipo caldeirão para fazer o pirão.

MODO DE PREPARO

1° etapa

- limpar e escaldar todas as carnes , no caso da carne seca e do lombo salgado , deixar de molho com 24 horas de antecedência e a carne de boi deixar temperada também com a mesma antecedência da carne seca .

- Descascar todos os legumes e no caso da couve , deixá-la empacotada com linha , assim como o repolho (cortado em 4 )

2° etapa

O segredo do cozido é cozinhar os legumes e folhas junto com as carnes para que toda a receita tenha um gosto uniforme e bem temperado.

- distribuir o alho , cebola e pimentão pelas 3 panelas e colocar azeite para começar a refogar as carnes somente nas panelas de pressão.

- depois de refogadas ,adicione os demais ingredientes com água o suficiente para encobrí-las (cheiro verde,polpa de tomate , sal ,pimenta-do-reino)e depois adicionar os legumes mais duros primeiros. Atenção para o tempo , os legumes não podem desmanchar , tem que ficar no ponto.Vá cozinhando aos poucos em cada panela de pressão e reservando já para serem servidos.

- depois de cozinhar os legumes mais duros , como chuchu , a batata doce , o aimpim , algumas linguiças já devem estar no ponto também ( quando elas começam a rachar) e vai reservando tudo.Só deve ficar por último , a carne seca e carne de boi , pois essas carnes demoram mais,ok?

- vá partindo os legumes e as carnes em pedaços pequenos . Se precisar de água para continuar o cozimento , vá adicionando.

- o caldo que sobrar vai para a panela do tipo caldeirão e não precisa coar , somente retirar alguns pedaços de legumes que desmancharam.

3° etapa ( pirão )

- no caldeirão , depois de refogar os temperos , adicione o caldo que sobrou das duas panelas de pressão e faça o pirão , adicionando a farinha diluída com água e mexendo sempre até engrossar levemente e pronto.Ufa! Que trabalho...

Obs: antes de fazer o pirão , utilize o caldo quente para molhar os legumes e carnes que provavelmente já estarão frios.

Qualquer dúvida , me mande e-mail ou vá almoçar em um restaurante.Haha!

Abaixo , algumas fotos mal feitas de meu cozido . Mas, o cozido foi só elogio...





0 comentários:

Entre em contato com o blog


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Desde 01/01/2009

Arquivo do blog