O professor Cláudio Paiva, do Departamento de Economia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) concedeu entrevista à BBC BRASIL sobre a aplicação dos royalties nas regiões produtoras de petróleo no Norte Fluminense(principalmente Macaé e Campos) e destaquei trechos da mesma onde nós campistas estamos cansados de ouvir e repetir nas ruas,na Câmara de Vereadores(através da vereadora Odisséia) e só os demais políticos insistem em tampar seus ouvidos,fechar seus olhos e ignorar a vontade popular.A seguir.
"...os royalties trouxeram a corrupção, diante da falta de um marco regulatório sobre a aplicação dos recursos. Isso não quer dizer que tenhamos de tirar os recursos desses municípios. Temos é que ter um controle forte sobre esses recursos."
"Nos municípios analisados, sobretudo em Campos e em Macaé, que recebem a maior quantidade de recursos, a gente não viu melhora significativa na saúde, nem na habitação. Há falta de planejamento, desvio de recursos públicos. Vários prefeitos na região foram cassados.""A emenda Ibsen, por exemplo, diz: vamos repartir, então todo mundo vai ganhar uma pequena parte dos royalties do pré-sal. No entanto, os municípios não têm qualquer forma de planejamento. Esse dinheiro vai para o ralo. Vai para contratação de funcionários, vai para corrupção, enfim, destinos que não melhoram a situação da população desses municípios."
"Tanto em Macaé, como em Campos, o que se tem é uma falta de planejamento urbano."
Leia toda a matéria aqui
0 comentários:
Postar um comentário