Pesquisa personalizada

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Morro do Bumba,um morro feito de lixo

De sucessivos "lixos" da política niteroiense fez-se o morro,o Morro do Bumba.A cronologia de uma morte anunciada.

O Morro do Bumba surgiu em cima do lixão que funcionou entre 1970 e 86. No final do governo de Wellington Moreira Franco(PMDB), a prefeitura tentou usar o aterro sanitário do Engenho Pequeno, em São Gonçalo, onde o município investiu, na época, R$ 600 mil. Mas a comunidade local reagiu e, por dois anos, o lixo foi depositado em Gramacho, Duque de Caxias.

Ex-prefeito de Niterói entre 1983 e 1988, que assumiu o governo um ano após a desativação do lixão do Morro do Bumba, o médico Waldernir Bragança(PDT), conta que proibiu totalmente a ocupação. Segundo ele, depois a fiscalização afrouxou e alguns barracos começaram a ser erguidos.

Foi no Morro do Bumba que a Cedae, no governo Leonel Brizola, fez sua primeira grande obra de saneamento em Niterói, levando para o local, de helicóptero, uma grande caixa d'água para atender aos moradores. Logo depois, Brizola (que virou nome de rua no local) levou para o Bumba o programa Uma Luz na Escuridão. Mais tarde, a prefeitura construiu uma escola municipal e levou para a comunidade o programa Médico de Família. O local ganhou uma grande quadra poliesportiva, uma creche e outros equipamentos públicos.

Na gestão seguinte, de João Sampaio (PDT),1993 a 1997 houve obras de urbanização, em 1996. As grandes favelas de Niterói surgiram e cresceram em áreas públicas. É o caso dos Morros do Estado, do Cavalão, do Preventório e da Favela do Sabão.

Godofredo Pinto (PT)governou de 2002 a 2005 e depois de 2005 a 2008,chegou encomendar estudos na Universidade Federal Fluminense(UFF) para uma possível remoção de moradores do local,mas não conseguiu dar sequência.

Jorge Roberto da Silveira foi reeleito mais uma vez para seu quarto mandato e disse em entrevista ao Jornal da Globo não saber dos riscos dessa população.

Com a tragédia, o Bumba, que já tinha virado palco de campanhas eleitorais, virou motivo de briga política. O ex-vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), ainda ligado à oposição, culpa o atual prefeito, Jorge Roberto Silveira (PDT) - 1989 a 1993; 1997 a 2001; e 2001 a 2002, quando saiu para disputar o governo estadual). Segundo ele, até 1988, as construções no morro estavam expressamente proibidas. A partir de 89, quando Jorge Roberto assumiu a administração do município, as ocupações ganharam fôlego:

- É uma hipocrisia agora dizer que a culpa é dos mortos. Essas casas tinham água encanada e energia elétrica regularizada.Disse Paulo Eduardo.

Sorriam! Niterói tem o MAC e outras obras do Niemeyer viradas para o Rio de Janeiro onde nesse momento não podemos mais dizer que a melhor vista da cidade é do Rio de Janeiro.

Assista ao vídeo abaixo do JN e tire suas conclusões.


Fonte: O Globo

0 comentários:

Entre em contato com o blog


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Desde 01/01/2009

Arquivo do blog