Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Brasil é a oitava maior economia mundial

Atualizando em 3 de fevereiro de 2011

Mantega anuncia o Brasil como a 7ª (sétima) maior economia mundial , com o crescimento de 7,5% do PIB em 2010 , em relação a 2009, ultrapassando a França e o Reino Unido.

O Brasil passou de nona para a oitava maior economia mundial,desbancando a Espanha.O PIB nominal brasileiro(últimos 12 meses) até o segundo trimestre desse ano foi de US$ 1,8 trilhão contra US$ 1,5 trilhão da Espanha no mesmo período.

Segundo o jornal espanhol Expansión,o Brasil, cujo principal destino das exportações é a China (13% do volume total de comércio), apenas sofreu durante o período da crise (2008-2009) por dois trimestres de crescimentos negativos.

"Em seguida, o real começou a recuar até um terço do seu valor no final de 2008, o que incentivou as exportações, tornando os produtos brasileiros mais atrativos no mercado internacional", diz a reportagem.

No segundo trimestre de 2009, o Brasil já registrava crescimento de 1,1% em relação aos três meses anteriores e, de acordo com o Banco Central do Brasil, o PIB poderá crescer em 7% e 11% em 2010 e 2011, respectivamente.

O jornal espanhol ainda destaca o consumo interno brasileiro, e cita que programas governamentais, assim como o Bolsa Família, incentivaram o consumo por parte da classe média, evitando que o país sofresse ainda mais com os efeitos da crise internacional.

Enquanto isso, a Espanha sofria ao mesmo tempo com a redução do consumo e com a desaceleração do crescimento da economia.

Fonte: Brasil Econômico

Ainda assim,parte da grande mídia irá comparar a participação do Brasil na economia mundial que se estabilizou desde a era FHC em torno de 2,9%.

Ora,essa estabilidade é extremanente positiva quando se vê a China crescendo espantosamente nos últimos 10 anos e já desbancando o Japão,recentemente, que reinou aboluto em segundo lugar durantes décadas.Incluindo aí também a Índia que obteve um crescimento anual do PIB em torno de 6,5% nos últimos 10 anos,enquanto a China ultrapassou os dois dígitos por três anos consecutivos.

No último ano do governo FHC ,o Brasil era a 14ª maior economia mundial.

Veja o gráfico(clique para ampliá-lo) abaixo e observe o quanto países considerados ricos tiveram um crescimento negativo do PIB ou um pequeno crescimento diante dos BRICs.

O Brasil não está nessa posição por acaso,se preparou para isso e é preciso ter coragem para afirmar que o Brasil pode mais sim,com a Dilma.

Entre em contato com o blog


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Desde 01/01/2009

Arquivo do blog