Pesquisa personalizada

domingo, 10 de outubro de 2010

Aos jovens com carinho

Mais que um desabafo,um testemunho.

Tenho muito contato com jovens entre 16 e 25 anos,na maioria universitários, e sinto neles uma ponta de desesperança,descrédito e desconfiança em políticos brasileiros.Não é para menos!

São escândalos de corrupção,favorecimentos,tráfico de influências e a política como meio de vida que permeiam as discussões políticas em nossos lares,na imprensa e nos bancos escolares.Todavia,esse blogueiro que vos escreve lhe afirma que nem tudo está perdido.Ué! Como assim ? Eu explico.

Tenho 44 anos e participei ativamente do movimento estudantil desde o final da ditadura militar,início dos anos 80,quando "explodiu" o rock'n roll brasileiro do Barão Vermelho,do Kid Abelha,Titãs,Paralamas do Sucesso e tantos outros.Era uma época ainda de politização de jovens brasileiros,principalmente nas universidades públicas onde tomei partido e lutei pelo fim da ditadura militar(governo de João Figueiredo/março de 1979 até março de 1985),pelo movimento Diretas Já,a Democracia,regime de governo que hoje vocês jovens usufruem com certa dignidade e ainda deu tempo de participar,pois parei de estudar por cinco anos,do impeachment de Fernando Collor de Mello.Nesse ínterim me tornei um militante petista ao ouvir , na Candelária em 10 de abril de 1984,um discurso do então metalúrgico e sindicalista,Luís Inácio Lula da Silva que contribuiu junto a outros democratas,pelo voto direto a presidente da república,assim como é hoje.

Conversando com muito de vocês, senti uma "ponta" de esperança quando declaravam,em sua maioria,o voto na candidata "verde" do PV,Marina Silva(ex-petista e co-fundadora junto a Chico Mendes,do PT no Acre).Não discutia,nem tentava cooptá-los em favor da minha candidata,Dilma Rousseff,mas chegou a hora.Chegou a hora de discutirmos o futuro de nosso país onde vocês jovens decidirão qual caminho o Brasil poderá seguir sem interromper as políticas sociais que tiraram milhares de famílias brasileiras da linha de pobreza absoluta,que distribuiu renda,construiu 14 universidades públicas e ampliou vagas em tantas outras como nunca se viu na história desse país.Um governo que criou o ProUni dando oportunidades a jovens brasileiros que antes não tinham acesso às universidades particulares caras.Eu tenho exemplo em minha família tanto da inserção no ProUni quanto na aquisição de sua casa própria através do programa Minha casa,minha vida onde milhares de famílias da classe média baixa brasileira poderão morar no que é seu, sem pagar aluguel a aqueles que especularam durante todos esses anos no mercado imobiliário brasileiro.

Não podemos regredir e acreditar que "o brasil pode mais" com o candidato do PSDB,José Serra que representa o retrocesso político,a entrega de nosssa riquezas como fizeram os "tucanos" com a Vale do Rio Doce e gostariam,se não fosse o Partido dos Trabalhadores e a CUT,a entrega de nossa maior riqueza ao capital estrangeiro,da nossa Petrobras que hoje figura como a segunda maior empresa petrolífera do mundo capaz de colocar o nosso país entre os maiores produtores de petróleo do planeta.

Tenho tantos outros motivos para lhes apresentar a minha opção política,mas o texto pode se tornar cansativo para vocês.Em outra ocasião discutirei aqui,assim espero,os avanços que outrora virão caso Dilma Rousseff,se eleita for,outros projetos que tornarão o Brasil,aí sim,o país do futuro como ouvia desde criancinha.

Para não me estender muito,gostaria que você jovem leitor,apreciasse dois vídeos que escolhi,vídeos esses que ilustram o texto acima.o primeiro vídeo trata do apoio da maior e mais tradicional entidade representativa do jovem brasileiro,a UNE que historicamente foi contrária a sucessivos governos e em seguida,Ciro Gomes fala da política privacionista dos adversários ao governo Lula.Assista abaixo,com paciência,aos dois vídeos.É de arrepiar!

Lula guerreiro,do povo brasileiro

O Serra é um Fernando Henrique mole!

0 comentários:

Entre em contato com o blog


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Desde 01/01/2009

Arquivo do blog