Pesquisa personalizada

terça-feira, 24 de maio de 2011

Choro & Cia de volta ao Trianon

Show do Conjunto Regional Carinhoso
Projeto Choro & Cia.
Dia 31/05
A partir das 20:00h
No Teatro Trianon
Entrada franca

Projeto Choro & Cia. volta ao foyer do Trianon com convidados especiais e homenagem ao poeta Antonio Roberto Fernandes



O Clube do Choro & Cia., em parceria com a Fundação Teatro Municipal Trianon, volta a apresentar, no foyer do Teatro, show com o tradicional Conjunto Regional Carinhoso. Formado em 1995, o grupo vem, a cada apresentação, reverenciando grandes mestres que fizeram história no Choro, gênero que remonta à metade do século dezenove. O chorinho (como é popularmente conhecido) fundiu ritmos europeus e brasileiros. Um de seus maiores representantes foi Joaquim Antônio da Silva Callado, flautista carioca que compôs aquele que é considerado um marco do gênero: Flor Amorosa.

Colocar esses e outros clássicos ao alcance dos campistas é um dos objetivos do Clube do Choro & Cia., entidade cultural criada para cultuar, preservar e difundir a genuína música popular brasileira.

Como acontece a cada apresentação no foyer, a noite trará convidados especiais. Sobem ao palco o instrumentista e médico Waldir Simões e o mestre Geraldo Gamboa, legítimo representante do samba na Planície. A noite de violões e bandolins deverá trazer de volta a atmosfera de tempos remotos, já que os primeiros conjuntos de choro teriam surgido por volta de 1880, no Rio de Janeiro.

No repertório do Carinhoso estão canções inesquecíveis, como Carinhoso, Homenagem à Velha Guarda, Aquarela do Brasil e outros clássicos, interpretados com maestria pelos músicos e a voz firme da cantora Alba Valéria. Atualmente, além de Alba, o Regional Carinhoso é formado por Renato Arpoador (diretor musical), Getúlio Pereira Gomes (bandolim), Fábio Cardoso (cavaquinho), José Maria Viana (violão de seis cordas), Ylderci da Silva (violão de sete cordas), Aderval Gomes, Valzinho (pandeiro) e Vinícius Velasco (acordeon).

Ao poeta – No intervalo poético, batizado de Antonio Roberto Fernandes, pausa para relembrar um dos mais importantes representantes da poesia regional. A homenagem póstuma ao poeta Antonio Roberto, nascido em São Fidélis, acontece no dia em que ele completaria 66 anos de idade e será comandada pelo amigo Aldiney dos Santos e sua filha, Raquel Fernandes, que declamarão alguns de seus poemas. Raquel também fará participação cantando uma das músicas preferidas do pai.

Vale lembrar que o Choro & Cia prossegue até o final do ano e sempre com entrada franca.

Email enviado ao blog por Patrícia Bueno

1 comentários:

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Querido Herval, valoroso trabalho na divulgação da arte/cultura, campos da vida que nos renovam e revitalizam... Abraços, jorge Bichuetti

Entre em contato com o blog


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Desde 01/01/2009

Arquivo do blog