Pesquisa personalizada

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Nakba e a dura repressão israelense

Por Reginna Sampaio

Entre os dias 13 e 15 de Maio foi “comemorado” o Nakba . Nakba foi o êxodo palestino ocorrido em 1948 e significa catástrofe . O Nakba teve início quando mais de 700.000 palestinos fugiram de suas terras em decorrência da perseguição por tropas israelenses .

Após esses acontecimentos , uma série de leis foram implantadas pelo governo de Israel para impedir a volta desses palestinos como também impedir que eles exigissem seu direito de propriedade .

Estima-se que existam hoje , aproximadamente , 4,5 milhões de refugiados palestinos e seus descendentes . Durante as "comemorações" do Nakba , os palestinos reivindicam o seu direito de voltar para sua terra e que seja cumprido por Israel , a resolução 194 da ONU que garante o direito de regreso desses refugiados , porém , as “comemorações” do Nakba costumam ser duramente reprimidas pelo governo israelense . Esse ano não foi diferente , o exército israelense tentou conter as manifestações e entrou em confronto direto com palestinos e ativistas internacionais , centenas de manifetantes foram presos e outras centenas foram feridas . Até o momento , somam 15 o número de palestinos mortos nos confrontos com o exército de Israel . Segundo fontes israelenses , esses manifestantes palestinos foram mortos porque "atiravam pedras" .

Foto : I Fast Forward Information

2 comentários:

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Herval, solidariedade aos irmãos palestinos , que a luta dos povos árabes abram espaço para esta esperança de Terra-pátria já enraizada no coração da própria vida que se desja dignidade vivida.
Abraços com carinho, Jorge Bichuetti

Reginna Sampaio disse...

Jorge fico feliz em ver seu apoio para nossa causa Palestina . Precisamos muito desse apoio . Obrigada , muito obrigada

Entre em contato com o blog


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Desde 01/01/2009

Arquivo do blog