Pesquisa personalizada

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Yes, we ( still ) can ...

Por Reginna Sampaio

"Países como China, Índia e Brasil estão crescendo aos trancos e barrancos."

"E, no entanto tornou-se moda em alguns setores , questionar se o crescimento destas nações vai acompanhar o declínio da influência americana e europeia em todo o mundo. Há o argumento, de que essas nações representam o futuro e o tempo para a nossa liderança já passou . Esse argumento está errado . O tempo para a nossa liderança é agora. " ( sobre a possibilidade de Brasil,China e Índia assumirem um papel de liderança mundial ) .

"A era da Informação surgiu a partir dos parques de escritório de Silicon Valley e é por isso que países como China, Índia e Brasil estão crescendo tão rapidamente. - Pois , aos trancos e barrancos, eles estão se movendo na direção do mercado e dos princípios base que os Estados Unidos e o Reino Unido sempre abraçou."

Não , não foi o FHC ( ou o José Serra ) que falou isso . Esses trechos foram retirados do pronunciamento feito pelo Presidente dos EUA , Barack Obama , essa semana no Westminster Hall , para as duas casas do parlamento britânico .

Esse discurso de Obama recebeu grande repercussão mundial , porém foi totalmente ignorado pela grande mídia brasileira , assim como não recebeu qualquer atenção do nosso Ministério de Relações Exteriores . Mas acredito que nós , da mídia alternativa , deveriamos levantar algumas questões .

Quando Obama diz que Brasil , China e Índia "cresceram aos trancos e barrancos" , ele estaria querendo desqualificar o potencial econômico dessas nações ou tentando de algum modo influenciar o mercado ?

Quando Obama diz que é errônea a afirmação dos especialistas internacionais que Brasil , China e Índia estão se tornando líderes mudiais , ele estaria querendo dizer que os EUA não aceitam essa realidade ou mandando um aviso direto para os três países por ele citado ?

Além dessa estranha referência ao Brasil , China e Índia , Obama ainda fez algumas observações , no mínimo curiosas .

Sobre a Palestina : "Acredito firmemente que , se os palestinos optarem pela via das Nações Unidas em vez de sentarem-se para negociar com os israelenses , será um erro" ( Pensamento que acompanha o pronunciamento feito pelo Primeiro Ministro de Israel Benjamin Netanyahu essa semana nos EUA , na tentaviva de evitar que a ONU reconheça o Estado Palestino )
Sobre a guerra do Iraque : " Após anos de conflito, os Estados Unidos eliminaram 100 mil soldados do Iraque ..." ( Belas palavras , dignas de um ganhador do Prênio Nobel da paz não ? ) .

1 comentários:

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Herval, lamentável: as economias crescem e crescem no vácuo da crise norteamericana. As gruerras contianuame a política de direitos humanos não decolou... Obama é um fato lamentável.
abraços com carinho; Jorge bichuetti
www.jorgebichuetti.blogspot.com

Entre em contato com o blog


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Desde 01/01/2009

Arquivo do blog