Em 11 comunidades da zona norte do Rio de Janeiro , as sirenes soaram insistemente ontem a noite quando as chuvas ultrapassaram o limite de 40 mm por hora . Muitos moradores procuraram se proteger de possíveis deslizamentos em locais seguros . O prefeito Eduardo Paes acompanhou de perto no
Centro de Operações , duas horas e meia de chuva forte que permaneceu durante toda a madrugada , porém menos intensa . Mensagens de texto foram enviadas aos celulares de agentes comunitários que imediamente tomaram as primeiras providências em conjunto com a Defesa Civil .
No momento mais crítico , em apenas uma hora , choveu 99,6 mm em parte do Rio de Janeiro , um valor muito alto segundo o coordenador da Defesa Cilvil na cidade , o que poderia ter acontecido uma tragédia . O Rio de Janeiro tem hoje , o único radar meteorológico instalado no país para mapear chuvas em todo o município , com informações de tábua de marés e imagens de satélites ao vivo . Foram quatro deslizamentos e infelizmente , apenas uma vítima fatal , na Praça da Bandeira , onde um homem foi arrastado pela correnteza .
Outras fontes : G1
0 comentários:
Postar um comentário