Pesquisa personalizada

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Petrobras compra gordura residual

A PETROBRAS Biocombustível , seguindo firme na busca e no aumento de produção de combustíveis renováveis, como o biodiesel , fez sua primeira compra de óleos e gorduras resíduais domésticos.A compra foi feira em Quixadá (CE) à uma Cooperativa(2000 litros) , a Cooperativa Socioambiental de Reciclagem de Quixadá.

O biodiesel pode ser obtido de diversas plantas oleaginosas e também do óleo de cozinha reciclado.

A iniciativa da PETROBRAS visa não só a produção de biodiesel, mas também ,o aproveitamento de mão-de-obra ociosa com pouca ou nenhuma qualificação em regime de Cooperativa e uma queda brutal de envio desse produto aos nossos rios, lagoas, estuários e lençóis freáticos através do esgoto doméstico.

Esse projeto é sem dúvida, um dos melhores projetos já executados por iniciativa de nossa estatal.

Bem poderia a nossa prefeita, Rosinha Garotinho, abraçar essa idéia e com a "força" que tem como presidente da OmPetro, requerer da PETROBRAS que instale uma usina de reciclagem e produção de biodiesel em nosso município nos moldes da cidade de Quixadá.Campos como polo de desenvolvimento regional , que sofre de desemprego crônico e por sua proximidade com o Porto do Açu e agora com o complexo de Barra do Furado(porto e estaleiro) já sairia na frente.

Acho que já posso lançar aqui no blog a campanha "O biodiesel é nosso" ou não?

Fonte: TnPetróleo

Leia também Lula inaugura primeira usina de produção comercial de biodiesel da Petrobras

2 comentários:

Nilza Franco disse...

Prezado Herval Junior,
Muito boa a sua sugestão e como servidora pública da Uenf não posso deixar de reforçar esta iniciativa e indicar uma “pequena” saída pra este grande problema que você nos apresenta.
A Uenf tem alguns projetos de pesquisa e de extensão que contempla o problema de reaproveitamento do óleo saturado, que objetiva minimizar/evitar a contaminação de corpos hídricos. Em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa foi implantado uma Biofábrica capaz de transformar óleo usado em biodiesel. O Problema que poucos estabelecimentos ou pessoas recolhem e destinam corretamente. Até pouco tempo a Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Promoção Social, era parceira. Esta parceria foi desarticulada com o novo governo municipal.
Se houver interesse de outras instituições em se associar ao Projeto da Biofábrica e a uma cooperativa que está incubada na Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/UENF), que é da área da reciclagem, podem ligar para o 0800 025 2004 (Assessoria de Comunicação da Uenf) e solicitar contato com os respectivos coordenadores destes projetos.

Unknown disse...

Nilza Franco
Que legal! Então já temos projetos,cooperativa e uma biofábrica na incubadora da nossa querida UENF?
Pelo visto , "vontade política" vai nos faltar mesmo.
Ok! Agora é com a iniciativa privada , então?
Que seja assim...
Agradeço por sua participação, a cidade de Campos e o meio ambiente lhe agradece também.

Entre em contato com o blog


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Desde 01/01/2009

Arquivo do blog