Pesquisa personalizada

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Garotinho faz mau uso de redes sociais

DO INFO ONLINE

Uma apresentação publicada no serviço Slide Share revela, em detalhes, como agências de mídia podem usar perfis falsos para manipular informações em redes sociais, promover determinados grupos políticos e difamar adversários. A apresentação, publicada anonimamente na web, revela coincidências suspeitas nas características de perfis no Twitter que defendem o ex-governador do Rio, Antony Garotinho (PR) e atacam seus adversários, como o atual governador Sérgio Cabral (PMDB).

Veja o slide aqui no Blog do Marcelo.

O slide demonstra, por exemplo, que os avatares dos tuiteiros pró-Garotinho não seriam de pessoais reais, mas sim imagens disponíveis no banco de imagens Getty Images. Outra coincidência é que estes perfis fazem os mesmos comentários no Twitter, muitas vezes de forma idêntica, o que segundo a apresentação online indica que são todos controlados por um mesmo usuário ou grupo de usuários.

Além disso, demonstra a apresentação, os cerca de 38 perfis supostamente falsos fizeram uso de scripts para tornarem-se seguidores de grande volume de tuiteiros e, em troca, receberem também grande números de followers. Em média, cada perfil supostamente fake tinha entre 1,5 mil e 2,9 mil seguidores.

Com uma legião de usuários interconectada, os falsos perfis começaram a disparar mensagens idênticas, que apoiavam Garotinho e criticavam Sérgio Cabral.

Segundo a apresentação, o auge do uso do Twitter como suposta ferramenta de manipulação nas redes sociais aconteceu na quinta-feira (27 de maio), data em que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio determinou que Garotinho permaneça inelegível por três anos contados a partir de 2008, acusado de abuso dos meios de comunicação.

O TRE também cassou o mandato da esposa de Garotinho e prefeita do município de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho (PR), por abuso do poder econômico.

Esse foi o estopim para que os perfis disparassem uma série de tuítes pró Garotinho. No sábado (29), as contas falsas foram suspensas pelo Twitter acusadas de cometer spam. Garotinho pretende recorrer ao TSE a fim de disputar as próximas eleições para o Governo do Estado.

Outro lado – Segundo a apresentação de Slide Share, o responsável pela ação seria Eduardo Trevisan, diretor da agência de marketing digital Facemedia. A apresentação ainda afirma que Trevisan seria o coordenador da possível campanha política de Garotinho nas mídias sociais.

Procurado por INFO Online, Trevisan negou as acusações. “Trata-se de uma acusação grave contra minha pessoa e minha empresa com informações imprecisas e mentirosas que ligam meu nome a uma suposta estrutura de campanha eleitoral.”

Trevisan disse também que sua empresa não será responsável pela coordenação da campanha de Garotinho na internet e pelo blog do político. “Infelizmente não. Caso fosse, nesse caso, eu teria uma maior estrutura jurídica para responder a estes ataques com força proporcional”, afirmou ele.

Ele disse que deve coordenar a campanha online de alguns políticos durante o período eleitoral, porém não adiantou nenhum nome.

No sábado, dia da suspensão das contas supostamente fantasmas, Trevisan publicou em seu Twitter a seguinte mensagem: “Que #Vergonha Quase todos que apoiaram o Garotinho ontem no Caso TRE amanheceram com seus twitters bloqueados! Isso que é #MafiadoCabral. Acusar de spam quem expressa sua opinião sobre qualquer assunto é agressão à liberdade sempre tão desejada, a #MafiadoCabral vai mudar meu voto!” As contas “fantasmas” seguem suspensas no Twitter.

Comentário do blogueiro: esse exército de internautas mercenários existe sim e fica claro não só em relação ao candidato ao governo do Estado do Rio,Garotinho,mas também no Twitter com o candidato à presidência da república,o Sr. José Serra.

Veja a prova da ligação entre Eduardo Trevisan e da vereadora pelo Rio,Clarissa Garotinho, aqui.

Eduardo Trevisan é responsável pelo perfil no Twitter @LeiSecaRJ.

0 comentários:

Entre em contato com o blog


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Desde 01/01/2009

Arquivo do blog