Pesquisa personalizada

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Do Quilombo à Gaza

Por Reginna Sampaio

Cada um de nós tem sua história pessoal . A minha começa na primeira década do século XX quando meu avô saiu de um Quilombo na Bahia e veio para o Rio de Janeiro . Aqui o jovem negro se apaixonou , casou , teve filho e netos com uma portuguesa de olhos azuis . Foi um casamento bonito e feliz , dos que duram até a morte , apesar de todo o preconceito racial sofrido que deixou marcas nos filhos e netos.

Um amor que venceu as barreiras de um covarde preconceito , gerou filhos dispostos a lutar pelas injustiças e foi assim , na luta pela liberdade e contra as atrocidades do Regime Militar instaurado pelo golpe de 1964, que meu tio , Paulo Vieira Sampaio entrou para a luta armada . E foi por essa luta que ele passou a ser tido como um "perigoso bandido" , segundo a imprensa da época .

Perdi minha mãe muito cedo e graças a isso passei a ser criada por meu tio o "perigoso bandido" , vivi parte da infância em diferentes aparelhos , até o dia em que fui tirada dos braços do meu tio por agentes da repressão . Lembro do último olhar do meu tio quando o levavam . Depois disso nunca mais o vi . Ele foi um dos mortos pelo Regime Militar . E foi com o estigma do preconceito de ser a sobrinha/filha de um “bandido” que eu cresci .

Nunca esqueci as palavras de meu tio -"onde houver uma injustiça temos que estar lá combatendo' . Assim me tornei ativista da causa pró-Palestina. Minha principal atividade é divulgar a dor , o sofrimento e a luta por liberdade e justiça do povo palestino . E foi exatamente por isso que procurei o Raphael Tsavkko para denunciar uma possível perseguição ideológica contra o ex-jogador do Fluminense e atual jogador do Real Madrid , Marcelo Vieira .

Marcelo foi o jogador que teve sua página no Facebook cancelada após postar seu apoio à causa Palestina durante a celebração do Nakba . Dois dias depois veio a convocação para a Seleção Brasileira e o mesmo jogador , até então tido como certo entre os convocados , ficou de fora da seleção de Mano Menezes . O que gerou grande perplexidade junto a maioria dos jornalistas especializados . Alguns exemplos : Ausência de Marcelo na seleção é injustificável e Veja quem já está fora da Copa América

Por tudo isso , fiz a denuncia que gerou o brilhante artigo do Raphael Tsavkko e fiz eu mesma um artigo sobre isso ( CBF ... e o sionismo ? e Polêmica: o Nakba e a CBF ). Ambos artigos tiveram muita repercussão . Meu artigo foi parar em comunidades do Orkut , no facebook e reproduzido em vários Blogs do país. O artigo do Tsavkko foi amplamente reproduzido , tendo recebido uma enorme quantidade de re-tuítes na rede social Twitter , um inclusive , da Rainha Noor da Jordânia ( QueenNoor ) e tendo sofrido plágio de órgão da grande mídia ( O jornalismo covarde do Globoesporte.com e o lobby israelense ) .

Com toda essa repercussão recebemos o apoio de muitos internautas que comentaram , retuitaram e divulgaram essa denúncia . Porém , temos recebidos muitos comentários caluniosos , agressivos e o que é pior , falsas acusações de anti-semitismo . E é exatamente para esclarecer esses fatos que esse artigo está sendo publicado .

Primeiro : Em momento algum os artigos meu e do Tsavkko foram baseados em boatos . Os artigos foram feitos calcados em fatos de conhecimento público e na surpresa e indignação da maioria da imprensa esportiva pela não convocação de Marcelo Vieira . Segundo : Não houve qualquer conotação racial em ambos os artigos . Talvez o desconhecimento da diferença entre anti-semitismo e antissionismo tenha gerado comentários tão caluniosos . Cabe aqui então fazer essa diferenciação .
1 – Anti-semitismo : a palavra anti-semitismo significa preconceito contra ou ódio aos judeus. O Holocausto é o exemplo mais radical de anti-semitismo na história .
Vide Enciclopédia do Holocausto

2 – Antissionismo : antissionismo é a oposição política, moral ou religiosa às várias correntes ideológicas incluídas no sionismo , inclusive ao estado judeu , criado com base nesse conceito. Eventualmente, o termo também é muitas vezes aplicado à oposição política ao governo de Israel sobretudo se motivada por denúncias de violações sistemáticas de direitos humanos dos palestinos , incluindo crimes de guerra. Vide Antissionismo

O movimento de apoio à causa Palestina visa exatamente isso , que é fazer oposição política ao Governo de Israel no tocante ao tratamento dispensado ao povo palestino . Romper o cruel boicote , ajudar aos refugiados , lutar pacificamente pelo reconhecimento e independência do Estado Palestino ( o Brasil já reconheceu o Estado Palestino ) e denunciar as violações aos direitos humanos cometidas contra os palestinos .

Em momento algum prestar ao apoio e solidariedade ao povo palestino , assim como aos ativistas da causa palestina , como no caso Marcelo Vieira , é " propagar rumores anti-semitas" . Se assim fosse , não haveriam tantos israelenses e judeus em toda parte do mundo que são ativistas pró-Palestina .

Por último gostaria de deixar meu agradecimento aos ativistas pró-Palestina em várias partes do mundo , ao cartunista Carlos Latuff , ao RioBlogProg ( Movimento dos Blogueiros Progressistas do Rio de Janeiro ) , a comunidade Islâmica do Rio de Janeiro , aos amigos do facebook , aos seguidores do Twitter , aos "blogs sujos " ( como são chamados os blogs progressistas pela reacionária Direita pátria ) em particular ao Maria da Penha neles ! pelo carinho e apoio . E o meu agradecimento especial ao Raphael Tsavkko , sempre disposto a divulgar a causa Palestina e ao Herval Junior , por sempre nos ceder esse espaço de tanta importância e valia para a divulgação da nossa causa .

0 comentários:

Entre em contato com o blog


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Desde 01/01/2009

Arquivo do blog